[ ] [ b / mod / pol ] [ enter / N64 / mu / 2d ] [ sala / $ / build / art ] [ pr0n ] [ tudo ] [ / / ]

/enter/ - Tecnologia

[]
Email
Subject
Comment
File
Embed
Password (For file deletion.)

Allowed file types:jpg, jpeg, gif, png, bmp, webm, mp4
Max filesize is 10 MB.
Max image dimensions are 10000 x 40000.
You may upload 3 per post.


  [Go to bottom]  [Catalog]  [Reload]  [Archive]

File: 1598585491318.gif (1.09 MB, 320x240, 4:3, Rondo-Duo-02.gif) ImgOps Google Yandex

 No.51[Reply]

Quer programar para web, mas não sabe por onde começar?
Aqui, um mapa de desenvolvimento web para você.
https://coggle.it/diagram/XfeRbWj7xy3dsEX8/t/web-development-in-2020

As três grandes áreas são:
>devOps
>frontend
>backend
12 posts and 3 image replies omitted. Click reply to view.

 No.67

>>66
É sim, seu agroboy.

 No.68

>>65
Obrigado por suas dicas, anão. Você realmente me deu uma nova visão sobre plugins do WordPress, onde posso saber mais?

 No.69

File: 1600805274444.png (2.11 MB, 4000x2455, 800:491, ClipboardImage.png) ImgOps Google Yandex

Útil para web devs. Atualizei a imagem original.

 No.70

YouTube embed. Click thumbnail to play.
História do frontend.

 No.71

>>69
E como isso pode ajudar no meu aprendizado? Quando eu tiver alguma dúvida eu rodo o gráfico?



File: 1592377891726.png (630.86 KB, 900x505, 180:101, ClipboardImage.png) ImgOps Google Yandex

 No.7[Reply]

Privacidade General

Navegadores:
Ungoogled Chromium [github.com/Eloston/ungoogled-chromium]
GNU Icecat [www.gnu.org/software/gnuzilla/]
Tor Browser [www.torproject.org/]
Web Browser [git.nuegia.net/webbrowser.git]

Frontends alternativos (livre de Javascript):
Invidious (Jewtube) [invidio.us/]
Nitter (Twister) [nitter.net/]
Bibliogram (Cancergram) [bibliogram.art/]

Sistemas Operacionais (todos livres de Systemd):
Slackware Linux [www.slackware.com/]
Post too long. Click here to view the full text.
12 posts and 1 image reply omitted. Click reply to view.

 No.32

>>22
Totalmente seguro se você usa da forma que ele foi feito para ser usado. Tails é para ser um sistema operacional descartável, para tarefas pequenas, oferecendo o mínimo para o usuário não cagar a porra toda. O problema é que chega o macaco querendo usar tails como OS principal e instala um monte de merda junto do sistema, que acaba ficando uma bosta.

 No.43

File: 1594677514254.jpg (271.21 KB, 1024x768, 4:3, 1461784429338-0.jpg) ImgOps Google Yandex

>>12
Típico gado.
Parece um tiozão que tem todas as tomadas da casa penduradas na parede, pedaços de pau suportando o teto, metade das telhas faltando ou quebradas, goteiras com baldes em baixo, mas se alguém tentar consertar a resposta é:
>NÃO CONSERTA O QUE ESTÁ FUNCIONANDO!
Não adianta, pro tiozão isso nem é problema. Na mente dele, não é nem uma questão de se importar ou não com o problema ou prioridades, ele nem reconhece a existência de um problema.

A diferença é que filhos da puta como você chegaram na própria casa, arrancaram todas as tomadas, telhas, dançaram no telhado até o teto cair, mijaram nas infiltrações de água, e quando terminaram ainda pularam na casa dos outros pra fazer o mesmo.
Pelo menos o tiozão não fez nada (literalmente) e tem essa desculpa, gente como você no entanto prova dia após dia que vive pra destruir e ainda persegue quem tenta fugir.

Enquanto isso, systemd engole e inutiliza mais alguma parte do sistema.
Dessa vez vai duplicar funcionalidade do kernel, decidindo que processos terminar quando o sistema estiver com pouca memória. https://github.com/systemd/systemd/pull/15206
E amanhã, qual será a notícia? Quem mais vai reportar um bug falando que o mouse dele não funciona graças ao sistema init? https://github.com/systemd/systemd/issues/8579
Quem mais vai perder o controle sobre o próprio sistema só por causa de um pedido DNS em um daemon que não deveria ser parte do sistema init?https://www.theregister.co.uk/2017/06/29/systemd_pwned_by_dns_query/
>AIIIN DÁ PRA DESATIVAR E USAR OUTRO SERVIDOR DNS
Foda-se, dá pra desinstalar o Windows também, isso não inocenta as ações do Windows e nem muda o fato dele se forçar em você e ainda dificultar alguma salvação com coisas como Secure Boot, apagar sua partição ESP toda atualização, já vir instalado por padrão, e o que mais ele faz.
Post too long. Click here to view the full text.

 No.44

>>43
Kek. Quanta raiva destilada.

Eu uso o Slackware e recomendo a todos pela sua enorme simplicidade. Simplicidade não é sinônimo de obsolência ou atraso, e sim de programas que fazem poucas coisas e são de fácil compreensão.
A iniciação dos programas é a coisa mais simples do mundo: Em um diretório específico fica um script para cada serviço disponível na máquina, um para o servidor web, outro para o mysql, o serviço de impressora, etc. Se você quer que o script seja chamado e o serviço iniciado após o sistema ligar basta deixar o script ativo. Se precisar parar o serviço ou iniciá-lo a qualquer momento basta chamá-lo no shell e dizer as palavras mágicas na frente dele: "start", "stop" ou "restart".

 No.58

File: 1598973227235.webm (366.75 KB, 640x360, 16:9, glow in the dark.webm) ImgOps Google Yandex

>>43
BASEADO! BASEADO! BASEADO!

 No.60

>>43

Tem o Artix tambem. O pessoal do Artix fez um trabalho muito bom, em visto que eles suportam diversos init systems com as devidas configurações em separado (por exemplo, tem pacote NetworkManager-runit, Networkmanager-openrc, etc).



File: 1596279865396.jpg (73.73 KB, 700x426, 350:213, computador nessa porraa.jpg) ImgOps Google Yandex

 No.47[Reply]

Seguinte, eu quero montar meu próprio computador para joguinhos, mas não entendo de computador. Talvez o básico, como por exemplo fugir de qualquer um que queira me empurrar um processador amd da linha fx.

Eu não conheço ninguém disposto a me ajudar, pegar na minha mão e me mostrar cada maldita peça que eu deveria comprar e por quê, então vou me virar.

Como e onde eu posso aprender sobre todas essas entrelinhas do mercado de hardware?

>ain por que vc não compra direto na loja

porque eu perderia dinheiro. apenas macacos endinheirados compram pcs montados em lojas de hardware.

 No.48

Para montar um PC "gamer", primeiro você precisa determinar como quer jogar, anão. Vai usar um monitor 1080p? 2K? 60 Hz? 144 Hz? Tem interesse em jogos competitivos?

Eu posso te ensinar, caso queira. Sobre o processador FX, para falar a verdade, eles se tornaram bem melhores com o tempo, pois o mercado começou a paralelizar bastante seus softwares, fazendo assim melhor uso dos múltiplos núcleos que a AMD ofertava na época. Lembre-se, um FX6300 era um processador de 6 núcleos com clock base de 3.5 GHz e mal custava 300 reais.

 No.49

>>48
Muito obrigado, anãozinho. Eu estou com um computador tão ruim que penso que se eu pudesse assistir um vídeo sem me preocupar se ele vai travar e reiniciar, já fico feliz.

Mas vamos lá:

Eu já tenho um monitor e periféricos, então não é algo com o que se preocupar. Eu quero mesmo é montar A MÁQUINA.
Não penso em jogar nada muito pesado, em mente agora eu só tenho jogos de tiro / moba competitivos, RPGs, etc. mas quero ter a possibilidade de fazer upgrades futuros. Claro, ser econômico seria bom, por isso eu quero comprá-lo depois dessa crise porque espero que tudo fique mais barato. Ah, e eu acho que poderia reutilizar o gabinete do meu atual computador e também o HD.

 No.50

Algum anão sabe que placa mãe e processador usar pra uma Radeon R9 270, tenho a placa de vídeo e não o computador (longa história, kek!).



File: 1592500867355.jpg (107.1 KB, 976x656, 61:41, 96358876_10103465881248477….jpg) ImgOps Google Yandex

 No.11[Reply]

Existe algum schedule de estudo para TI para quem estuda sozinho? Já vi aquele challenge de 30 dias de programação que achei muito interessante, gostaria de saber se existe algo a respeito de sistemas operacionais e redes. Alguma bateria de testes para realizar e explorar mais os atributos de cada tecnologia e aplicação. Enfim, algum self-study guide que os anões recomendam.

Pica chamativa.
7 posts omitted. Click reply to view.

 No.28

>>26
>Mas o Gentoo facilita na instalação de pacotes. Slackware não resolve dependência.
O slackpkg é literalmente uma lista de .sh para instalar os pacotes. No Gentoo você tem a configuração das flags (cflags, ldflags, useflags, etc) o que aumenta seu controle (e aprendizado) sobre o sistema. Não tem como configurar flags per package (diferentes para cada pacote) no Slackware

 No.29

>>28
O slackpkg só trabalha com o repositório oficial, onde você não encontra quase nenhum software. Ele funciona mais para fazer update do sistema. Para instalar basicamente qualquer coisa que não está no repositório oficial (não tem quase nada lá) você precisa fazer a compilação na mão e empacotar com o pkgtool. Você vai entender sobre a estrutura de um pacote e essas flags que você mencionou é tudo feito manualmente e individualmente por pacote.

 No.42

>>25
Não sou o quotado, mas obrigado, anão.
Estou con o mesmo problema e isso deu uma clareada na mente.

 No.45

Estou no mesmo barco que vocês. Meu conhecimento é sem forma e composto de muitas coisas soltas e "inúteis" que eu fui aprendendo quando tinha interesse em algo específico, o problema é que meus fundamentos são fracos.
Algumas das peculiaridades que eu acabei aprendendo ao longo do tempo: syscalls e comunicação do kernel com o usuário, teoria de redes e programação com a api de sockets, um pouco de assembly de processadores antigos, funcionamento de bibliotecas dinâmicas, entendimento de UTF-8 e como usá-lo na API do Windows, pequenas brincadeiras com o TempleOS, entendimento de alguns formatos de arquivos de jogos antigos inúteis.
Fora o feijão com arroz que todo mundo com um pouco de interesse aprende por osmose.

O triste é que eu sei muito mais coisa que a maioria das pessoas empregadas e mesmo assim sinto uma insegurança do caramba.

Eu descobri algumas páginas que propõem o aprendizado de ciência da computação de maneira autodidata, passando por vários campos da área.
Decidi começar pelos fundamentos da programação e estou lendo um livro chamado "How to Design a Program", é uma versão mais simplificada do SICP.
Todas as linguagens são a mesma coisa e você aprender os fundamentos e habilidades transferíveis é mais importante do que aprender o framework da moda.

>https://teachyourselfcs.com/


Nessa thread do Lain tem outras páginas e materiais com propostas semelhantes.
>https://www.lainchan.org/lambda/res/14148.html

 No.46

>>45
Seu relato me faz pensar que o termo "pedreiro digital" é mesmo apropriado. Veja, para fazer o trabalho é necessário apenas mexer nas ferramentas, não somos uma civilização que busca o avanço a todo instante.



File: 1592088410006-0.jpg (2.21 MB, 4928x3280, 308:205, 15618296264.jpg) ImgOps Google Yandex

File: 1592088410006-1.jpg (895.84 KB, 4000x2668, 1000:667, 43566264182.jpg) ImgOps Google Yandex

File: 1592088410006-2.png (608.81 KB, 2152x2450, 1076:1225, 1545934943629.png) ImgOps Google Yandex

 No.1[Reply]

Thread destinada à postagem de quaisquer assuntos relacionados à linha de notebooks ThinkPad.

Links úteis:
https://www.thinkwiki.org/wiki/ThinkWiki
https://www.bobble.tech/free-stuff/used-thinkpad-buyers-guide

Poderíamos fazer um chart atualizado sobre os modelos e preços, o que acham?
11 posts and 2 image replies omitted. Click reply to view.

 No.37

>>33
>gopher
gopher://wqfhyrnpknap3ushsck3ih3r7inz6uoqlr3u3ktwvejur3bejqha.b32.i2p/

 No.38

>>37
Não tem endereço onion, não? Não quero instalar o openjdk pra rodar a i2p.

 No.39

>>36
Usei lxqt por bastante tempo, acho muito boa e tem um estilo parecido com o que você descreveu, além de ser mais leve que o mate. É uma boa opção, caso o anon não tenha gostado do mate ou coisa assim.

 No.40

>>38
gopher://oaqdqt4cinppjf7rj5zzwnbtjzrwcd2avwt4aoxgmjmy7fzk5l5n3yyd.onion/
Existe um daemon i2p chamado i2pd, é escrito em c++.

 No.41

>>40
Muito útil, obrigado pela recomendação.



  [Go to top]   [Catalog]
Delete Post [ ]
Previous [1] Next
[ ] [ b / mod / pol ] [ enter / N64 / mu / 2d ] [ sala / $ / build / art ] [ pr0n ] [ tudo ] [ / / ]